Sobre Pilates

O que é Pilates?

Pilates é um método de alongamentos e exercícios físicos que se utiliza do peso próprio corpo em sua execução.

É um método de reeducação do movimento composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura, prevenir e tratar lesões.

Quem pode praticar?

O Pilates pode ser praticado independente da idade ou condicionamento físico do praticante.

O público da “melhor idade” devido às alterações inerentes da idade sofre de perda de massa óssea e muscular além de artroses e diminuição do equilíbrio sendo o Pilates um ótimo recurso para a preservação e diminuição das dores e ganho de autoconfiança e autonomia neste nicho da população.

Nossas futuras mamães também tem ganhos sensacionais com a prática. Além das mudanças hormonais e emocionais observamos grandes mudanças posturais na gestação.

Durante a gestação, a mulher experimenta alguns desconfortos resultantes das alterações articulares, musculares e respiratórias. O Pilates ajuda na manutenção da estabilidade da coluna vertebral e do assoalho pélvico, sendo um ótimo preparo para a esperada hora do parto.

A partir do terceiro mês gestacional (com consentimento médico) a praticante pode iniciar os exercícios.

Nos últimos anos vemos muitos atletas procurando o método para completar seu treino já que este promove uma diminuição de lesões e desgaste muscular, comprovadamente relatado em diversos artigos médicos.

Quais os benefícios do Pilates?