RPG

Trata-se de um método de avaliação e tratamento aplicado pelo fisioterapeuta sobre as disfunções posturais e disfunções dos movimentos através das posturas globais e analíticas. Estas tratam as cadeias musculares que estão em disfunções e o efeito proprioceptivo sobre a postura do individuo faz com que haja a liberação miofascial eliminando assim as retrações do tecido conectivo que envolvem os músculos e órgãos, o que acaba auxiliando na correção postural e com isso a mobilização articular  restabelece o movimento normal entre as superfícies articulares.

O RPG é um método utilizado pelo fisioterapeuta que foi desenvolvido na França por Philippe Emmanuel Souchard. Este método terapêutico é baseado em uma idéia integrada ao sistema muscular que é formado por cadeias musculares, e estas podem sofrer uma alteração devido a fatores comportamentais e até psicológicos.

O objetivo do RPG é causar um alongamento da musculatura encurtada usando a propriedade do músculo de ser um tecido viscoeslático e aumentar a contração dos músculos antagonistas, evitando assim a assimetria postural.

Uma revisão da literatura sobre RPG sugere que esse método possa ser eficaz para tratar algumas doenças e distúrbios músculo-esqueléticos como: Espondilite Anquilosante, Dor lombar persistente, Hérnia de Disco, Escolioses, alterações posturais adquiridas no dia a dia entre outras.

Esse método envolve uma serie de movimentos ativos e posturas suaves destinados ao realinhamento vertebral, alongamento dos músculos encurtados e um aumento da contração dos músculos antagonistas evitando assim uma postura assimétrica como já foi dito. O RPG inclui 8 posturas terapêuticas, a serem realizadas de 15-20 minutos cada. Outras posturas podem ser combinadas durante a sessão.

As posturas são selecionadas com base em alguns parâmetros realizados durante a avaliação do fisioterapeuta, tais como grau de dor referido pelo paciente, capacidade de carga e idade do paciente e a avaliação da musculatura a ser trabalhada.

Durante o atendimento o trabalho do fisioterapeuta é muito importante, pois seu comando verbal e seu contato manual causam toda diferença para a realização das correções posturais necessárias para atingir o alinhamento vertebral correto, com o objetivo de aperfeiçoar o alongamento e inibir os movimentos compensatórios.